Oficina de Arte e Reciclagem: Natal no Museu
Nesta quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), o Museu do Colono, em Santa Leopoldina, vai realizar o projeto Oficina de Arte e Reciclagem: Natal no Museu, uma iniciativa que une educação ambiental, arte e tradições natalinas para promover o cuidado com o meio ambiente e a valorização cultural por meio de oficinas gratuitas. Para participar das oficinas é necessário realizar a inscrição previamente pelo link disponibilizado: [Clique aqui para se inscrever].
O projeto tem como objetivo geral conscientizar crianças sobre a importância da reciclagem como prática essencial para a preservação do ambiente em que vivemos. Além disso, destaca o uso da matéria-prima local, como o café em grãos, para criar peças artesanais que conectam memórias afetivas às tradições comunitárias.
Por meio de uma abordagem prática e educativa, as oficinas trarão:
– Identificação de problemas ambientais e soluções ligadas ao descarte correto e à reciclagem;
– Valorização dos modos de produção locais e do artesanato tradicional;
– Reflexões sobre a relação entre sustentabilidade e preservação do patrimônio cultural;
– Interpretação de contos e canções clássicos natalinos, integrando arte, memória e identidade cultural.
Inspiradas na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, as atividades combinam três pilares: fruição, contextualização e o fazer artístico. As crianças participarão de conversas sobre a importância da preservação ambiental, explorarão o contexto histórico da região e colocarão a mão na massa para criar peças únicas de artesanato.
Sobre o Museu do Colono
O casarão foi construído e mobiliado no fim do século XIX conta com acervo composto por aproximadamente 600 peças que pertenceram à família Holzmeister e outras que foram doadas pela comunidade, como cristais, porcelanas e opalinas. O imóvel consistia em um armazém e comércio no primeiro andar, e a casa da família no andar de cima, hoje sendo o museu casa em cima, e recepção e galeria Alice Holzmeister em baixo; o assoalho, afresco, e estrutura permaneceram os mesmos da época, sendo apenas restaurados.
Na casa, residiu a família Holzmeister de 1877 a 1969, quando o Dr. Luiz Holzmeister Júnior vendeu a casa para o Estado, a fim de transformar o ambiente em um espaço público e cultural, e assim foi feito. O imóvel sofreu algumas modificações ao longo dos anos com a finalidade de receber o público, e esse é um pouco do nosso espaço.
Inaugurado como museu em 18 de abril de 1969, sendo adquirido pelo Governo do Estado, juntamente com o mobiliário e tombado como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983.
Serviço:
Datas: 19 e 20 de dezembro
Horários: 9h30 e 15h
Local: Museu do Colono – Santa Leopoldina
Público-alvo: Todas as idades (entrada livre)
Inscrições: [Clique aqui para se inscrever]
Deixe um comentário