Espírito Santo tem o mês de maio menos violento desde 1996

O Espírito Santo encerrou o mês de maio com 64 homicídios registrados, o menor número de mortes violentas para o período em quase três décadas. A redução foi de 19,2% em relação ao mesmo mês de 2024, com queda nas estatísticas em todas as regiões do Estado.

A capital Vitória se destacou com um feito inédito: 75 dias sem nenhum registro de homicídio ou feminicídio. Outros 43 municípios estão há mais de 60 dias sem esse tipo de crime. Ao todo, 24 cidades não registraram nenhum assassinato em 2025. O município de Muqui lidera o ranking da paz, com 1.417 dias sem homicídios.

De janeiro a maio deste ano, foram contabilizados 319 homicídios dolosos em todo o Estado, contra 395 no mesmo período do ano passado — 76 vidas poupadas. A Região Metropolitana também alcançou o melhor resultado da série histórica, com queda de 21,2%.

O governador Renato Casagrande atribuiu os bons números ao programa Estado Presente em Defesa da Vida, destacando os investimentos em tecnologia, infraestrutura e valorização profissional das forças de segurança. “Estamos reduzindo os indicadores em relação ao melhor resultado da história, que ocorreu em 2024”, disse Casagrande.

O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, elogiou o empenho das equipes. “O criminoso começa a pensar duas vezes antes de matar no Espírito Santo”, afirmou.

Também houve redução nas mortes violentas de mulheres. Foram 35 assassinatos até maio, contra 39 no mesmo período de 2024. Os feminicídios passaram de 15 para 13, representando queda de 13,3%.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *