Comissão de Cultura celebra presença da mulher no samba Houve entrega da Comenda Rosilda Brito Falcão em evento realizado na quadra da Imperatriz do Forte, em Vitória
No clima do Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, a Comissão de Cultura realizou, na noite de terça-feira (3), ato alusivo à força da mulher no samba capixaba.
Realizado na quadra da agremiação Imperatriz do Forte, no bairro Forte de São João, em Vitória, o evento homenageou mulheres que se destacam na área, com a entrega da Comenda Rosilda Brito Falcão.
Falecida há 16 anos, Rosilda desempenhou vários papeis no cenário cultural do estado: foi produtora, ativista de bandas de congo e de folias de reis, especialmente envolvida com o samba na condição de integrante da Comissão do Carnaval de Vitória.
Ana Clara Falcão, filha de Rosilda, agradeceu a Ales pela instituição da comenda, criada pela Resolução 7.739/2021, proposta pela deputada Iriny Lopes (PT), presidente do colegiado de Cultura.
“Fico emocionada em todo evento no qual o legado de minha mãe é reconhecido e respeitado. Esse aqui hoje tem uma particularidade, já que homenageia as mulheres capixabas sambistas”, declarou Ana Clara, citando que o samba foi uma das grades paixões da mãe, que já recebeu em sua casa ícones da área, como Dona Ivone Lara.
Orgulho e responsabilidade
Uma das homenageadas foi Iamara Nascimento, diretora-executiva da escola Unidos da Piedade, conhecida do público devido ao seu trabalho como comentarista de desfiles das escolas de samba.
“Receber uma comenda com o nome de Rosilda Falcão é um orgulho e uma responsabilidade muito grande. Ela foi uma grande mulher, negra, guerreira, que deixou seu nome eternamente marcado na história da cultura e do folclore produzidos neste estado”, destacou.
A deputada Iriny Lopes também reverenciou a figura de Rosilda ao considerar que ela foi uma “grande produtora cultural”, responsável por projetos que ofereceram aos capixabas muita cultura e arte.
“Com essa comenda que carrega o legado da Rosilda estamos homenageando as mulheres que estão no samba, sejam elas compositoras, cantoras, instrumentistas, enfim, as que atuam em qualquer atividade na estrutura dos eventos ligados a esta área”, enfatizou a parlamentar.
Hermógenes Fonseca
Houve ainda a entrega da Medalha Hermógenes Lima Fonseca, instituída pela Resolução 2.749/2009, destinada a homenagear personalidades ou entidades que valorizam o folclore e a cultura popular capixaba. Um dos contemplados foi o mestre de banda de congo Ricardo Sales, da Amores da Lua, do bairro Santa Marta, em Vitória.
Ele disse que está envolvido com o congo “desde o ventre da mãe”, já que os pais e avós ajudaram a desenvolver a manifestação cultural e religiosa (ligada a São Benedito) no estado.
“É uma honra receber essa homenagem que tem o nome do Hermógenes. Eu cheguei a conhecer ele, que era amigo de meus pais, e sei do quanto foi importante não só para o congo, mas para a cultura e o folclore no Espírito Santo”, disse.
As palavras do mestre foram reforçadas por Iriny Lopes ao lembrar que Hermógenes foi um grande “lutador pela cultura capixaba”, especialmente no que se refere a congo, ticumbi, cantorias e outras brincadeiras ligadas ao folclore.
Homenageadas com a Comenda Rosilda Falcão
- Iamara Nascimento
- Marilza Zanchetta Vieira
- Esmeralda Santos da Silva
- Zanete Dadalto
- Dennise Pontes
- Grasielly Cardoso
- Deborah Sabará
- Rovena Martins
- Maxiene Muniz
- Nizete Marques
- Dalila Rufino Cruz
- Roberta Seabra
- Pâmela Cristina da Silva Pereira
- Maria do Carmo Pascolar Cardoso
- Kátia Cristina Cabral Monteiro Galvão
- Lúcia Cristina Novaes
- Izabela Azevedo
- Sandra Lacerda de Souza
- Zilda Antônia de Aquino
- Alexandra Pimenta Corrêa da Silva
Homenageados (Medalha Hermógenes Fonseca)
Paulo César Fernandes
- Michele Garcia Ornelas
- Itagibe Cardoso Ferreira
- Jonas dos Santos Balbino
- Flávia dos Santos
- Geovan João Alves da Silva
- Doracy Vieira Gervasio
- Ricardo Sales
- Cristina Moreira Leite
- Marilene Aparecida Pereira
- Beth Caser
- Kátia Fialho Nogueira
- Rodrigo Santos de Jesus
- Cesinha Mc
- Felipe Gervasio Cordeiro
- Geová Silva
Deixe um comentário