ES busca mercado europeu para produtos afetados pelo tarifaço dos EUA

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta quinta-feira (7), que busca parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil) para levar empreendedores capixabas à Anuga 2025, maior feira de alimentos e bebidas da Europa, que acontece de 4 a 8 de outubro, em Colônia, na Alemanha.

A iniciativa tem como objetivo abrir novos mercados para setores do agro e de pescados que foram diretamente impactados pelo aumento das tarifas de importação imposto pelos Estados Unidos – medida que ficou conhecida como “tarifaço”.

Segundo o vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Comitê de Enfrentamento das Consequências do Aumento das Tarifas de Importação (CETAX), a participação no evento faz parte de uma estratégia para reduzir a dependência comercial do mercado norte-americano.

“O tarifaço deixou claro que precisamos buscar novos mercados e novas rotas de comercialização. A relação com os Estados Unidos tende a continuar tensa e instável. A participação na Anuga é uma alternativa concreta para mostrar a qualidade da produção capixaba ao mundo”, afirmou Ferraço.

A Anuga é reconhecida como uma das principais vitrines internacionais do setor. Na última edição, reuniu quase 8 mil expositores de 118 países, movimentando cerca de US$ 530 milhões em negócios.

O grupo de empreendedores que o Estado pretende levar à feira inclui produtores de café, cacau, gengibre, mamão, macadâmia, ovos de galinha, carne de frango, pimenta-do-reino e pescado.

Além da prospecção de novos clientes no mercado europeu, o CETAX mantém negociações com o Governo Federal para tentar incluir produtos capixabas em acordos de isenção tarifária com os Estados Unidos e rever normas nacionais que, segundo o comitê, reduzem a competitividade das exportações brasileiras.

A expectativa do governo estadual é que a presença na Anuga resulte, no curto prazo, no reposicionamento internacional e na conquista de novos contratos para os produtos prejudicados pelo tarifaço americano.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *