Internos participam de primeira mostra literária na Penitenciária de São Mateus

Poesias, cordéis e releituras literárias marcaram a primeira mostra literária da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), realizada nesta quarta-feira (02). O evento foi protagonizado por 39 internos alunos da unidade, participantes do projeto Remição pela Leitura, que é promovido em parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Educação (Sedu).

A ação foi desenvolvida pela equipe pedagógica da EEEFM Américo Silvares, com base em três grandes nomes da literatura brasileira: Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Graciliano Ramos. Os internos criaram cartazes, poemas e cordéis inspirados nas obras lidas, exercitando a escrita, o pensamento crítico e o contato com os clássicos nacionais.

A professora de Língua Portuguesa Edinéia Xavier destacou o impacto do projeto: “A Remição pela Leitura é uma verdadeira oportunidade de resgatar sonhos e ampliar horizontes”. Já o diretor-adjunto da PRSM, Gilmar Rodrigues, reforçou o papel da educação no processo de reintegração social: “A leitura promove mudança de pensamento e atitude, fundamentais para o retorno ao convívio social”.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gostou desse espaço? ANUCIE AQUI SE VOCÊ VIU, SEU CLIENTE TAMBÉM VERÁ!