Espírito Santo se destaca no Prêmio Excelência em Competitividade 2025 com programa de energias renováveis
O Espírito Santo alcançou reconhecimento nacional ao ser selecionado como semifinalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2025, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre mais de 333 políticas públicas avaliadas em todo o país, o programa GERAR – Geração de Energias Renováveis – figura entre as seis melhores práticas públicas do Brasil, sendo o único representante da Região Sudeste na categoria “Destaque Boas Práticas”.
A iniciativa capixaba consolida o Estado como referência em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento estratégico. O GERAR tem como foco a ampliação do acesso à energia limpa, incentivo à economia verde e fomento à produção de hidrogênio verde, por meio de regulação, incentivos tributários, pesquisa e linhas de financiamento.
De acordo com a subsecretária de Competitividade, Rachel Freixo, o programa é transversal e alinhado a diretrizes internacionais. “Baseado em boas práticas internacionais e nos parâmetros da IRENA, o GERAR inova ao incorporar um eixo específico de desenvolvimento regional. São seis eixos estratégicos: regulação, incentivos tributários, pesquisa e desenvolvimento, acesso à rede, financiamentos e desenvolvimento regional”, explicou.
Rachel também destacou o papel decisivo da liderança do Governo do Estado. “Essa conquista só foi possível graças à visão do governador Renato Casagrande, ao compromisso do vice-governador Ricardo Ferraço e à condução do secretário de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal. É também fruto do esforço integrado de diversas equipes que acreditam no poder de transformação da gestão pública baseada em resultados e evidências”, completou.
O reconhecimento ocorre no mesmo ano em que o Brasil sedia a COP 30, reforçando o protagonismo estadual na transição para uma economia mais verde e competitiva.
Sobre o prêmio:
O Prêmio Excelência em Competitividade é realizado anualmente pelo CLP e reconhece iniciativas que impactam positivamente os indicadores de competitividade dos estados brasileiros. O resultado final será divulgado em setembro, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, em São Paulo.
Desde 2015, o prêmio valoriza políticas públicas inovadoras e estruturantes, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico e a eficiência da gestão pública no país.
Deixe um comentário