Transcol ganha 40 novos ônibus climatizados e inicia testes com modelo movido a gás e biometano
O Governo do Espírito Santo deu mais um passo em direção à modernização do transporte público. No último sábado (07), o governador Renato Casagrande participou da entrega de 40 novos ônibus climatizados para o Sistema Transcol, parte do lote de 170 veículos que serão incorporados à frota até o fim de 2025.
Produzidos pela Marcopolo, em território capixaba, os novos ônibus contam com ar-condicionado, acessibilidade e motores com tecnologia Euro 6 — padrão internacional que reduz a emissão de poluentes e melhora a eficiência dos veículos. Com essa renovação, o Transcol se aproxima da meta de 70% da frota climatizada, consolidando o sistema como referência em mobilidade urbana no país.
Durante a cerimônia, também foi apresentado um modelo inédito movido a gás natural e biometano, que será testado nas linhas 101 e 111 pelos próximos 30 dias. O ônibus Fly 10 GV opera originalmente com combustíveis limpos e oferece vantagens como menor custo operacional, redução de ruídos e emissão de poluentes, além de ser bicombustível, o que aumenta a segurança e a flexibilidade no abastecimento.
Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a iniciativa faz parte das diretrizes de transição energética e descarbonização. “Estamos construindo um transporte coletivo mais inovador, sustentável e pronto para os desafios do futuro”, afirmou.
Com a frota sendo modernizada e testes em novas tecnologias, o Espírito Santo avança no compromisso com uma mobilidade urbana mais eficiente, limpa e acessível para todos os capixabas.
Foto: Hélio Filho/Secom
Deixe um comentário