Iniciativa busca conscientizar sobre depressão infantil nas escolas Projeto de lei institui campanha informativa sobre transtornos psicológicos na rede de ensino capixaba

Depressão, ansiedade, hiperatividade, déficit de atenção. Os transtornos psicológicos e, também, de aprendizagem podem aparecer logo na infância. Por isso, o deputado Denninho Silva (União) propõe a realização da Campanha de Conscientização sobre Depressão Infantil e na Adolescência e Outros Transtornos Mentais na rede de ensino do estado. Esse é o tema do Projeto de Lei (PL) 21/2025, que está em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales).

O objetivo da campanha é promover ações educativas para informar a população sobre transtornos depressivos na juventude e outras condições mentais comuns nessa faixa etária, como “autolesão não suicida, déficit de atenção com e sem hiperatividade (TDA / TDAH), transtornos afetivos do tipo bipolar e transtornos de conduta”.

Entre as diretrizes, está a divulgação de sintomas que costumam indicar transtornos na infância e na adolescência, como “alteração nos hábitos alimentares, retraimento social, queda no rendimento escolar, baixa autoestima, (…) cansaço constante, apatia, hipoatividade e choro frequente (…), dificuldade de manter atenção, procrastinação excessiva e baixa motivação (…) e dificuldades em sociabilidade e controle de impulsos agressivos (…)”.

A campanha também procura incentivar a busca por atendimento profissional e a parceria entre a família e a escola para oferecer suporte aos alunos.
O projeto de lei prevê que o poder público poderá firmar convênios com entes privados para a implementação da campanha.

“A depressão infantil e adolescente é um problema de saúde pública que, muitas vezes, passa despercebido devido à dificuldade de diagnóstico e à estigmatização de doenças mentais. A falta de informação e o desconhecimento dos sintomas podem levar ao agravamento dos quadros e ao desenvolvimento de comorbidades”, justifica o autor da proposta.

Tramitação

A proposição será analisada pelas comissões de Justiça, Saúde, Educação, Proteção à Criança e ao Adolescente e Finanças.

Acompanhe a tramitação do PL 21/2025

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *