Máquina instalada na Ales estimula reciclagem Equipamento fruto de parceria contribui com o meio ambiente e gera créditos para quem depositar materiais recicláveis
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos (União), assinou na tarde desta terça-feira (19) termo de parceria entre o Parlamento estadual, Banestes e Associação de Catadores Recicla (de Vitória) de instalação da máquina “Retorna Machine”. O equipamento, em funcionamento no Palácio Domingos Martins, receberá resíduos que serão destinados à reciclagem.
Podem ser inseridas na máquina garrafas de plástico, caixas de leite, latas de alumínio e de aço, garrafas de vidro, dentre outros tipos de embalagens. O depósito desses produtos gera um crédito para o cidadão, que poderá utilizá-lo posteriormente para desconto em contas de energia, água, telefonia e até no transporte público.
Além do deputado Marcelo Santos, outras autoridades presentes na solenidade, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil, e o procurador-geral de Justiça do Espírito Santo, Francisco Martínez Berdeal, testaram o equipamento, depositando garrafas pet e latas de refrigerantes.
Representando o presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, a diretora de Riscos e Controle da instituição, Joseana de Fátima Geraldo Zoghbi, afirmou que a Retorna Machine já está em funcionamento no TJES e, depois da Ales, deverá ser instalada no Tribunal de Contas (TCE-ES), dando sequência à política de parcerias do Banestes voltadas para ESG (Environmental, Social and Governance) – sigla em inglês que representa as práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança.
“No Executivo já instalamos estas máquinas em vários prédios públicos; agora estamos firmando parcerias com outros Poderes e instituições”, explicou.
O procurador-geral Francisco Martínez Berdeal, ao destacar que em 19 de novembro se comemora o Dia da Bandeira, afirmou que a bandeira da sustentabilidade estava sendo confirmada na Ales com a instalação da máquina de reciclagem.
“Essa é uma grande bandeira da nossa sociedade; que possamos ter uma convivência pacífica e harmoniosa, respeitando os princípios da sustentabilidade ambiental”, defendeu.
Incentivo à reciclagem
A presidente da Associação de Catadores Recicla, Marialva Sales Santos, fez um apelo para que os servidores da Ales colaborem depositando na máquina os recicláveis descartados nas lixeiras da Casa.
“Tragam os materiais. Somos 16 famílias e o lixo para a gente é ouro porque nos gera renda; é ouro também porque ao ser processado se transforma em produto novamente consumido, aquecendo a economia”, refletiu.
Marcelo Santos citou que a Ales já é considerada o Parlamento estadual mais transparente do país e, continuando no caminho certo, investe agora no uso de tecnologia voltada para a reciclagem.
“Hoje temos essa parceria com o Banestes, que faz um trabalho de reciclagem com excelência, e com a Associação de Catadores Recicla, que vai pegar todo o material depositado nesta máquina, e transformar isso em algum outro material que será utilizado por todos nós”, afirmou o presidente.
Deixe um comentário