Colegiado debate engordamento de praia em Guarapari Moradores da cidade questionam os motivos para a intervenção na Praia do Morro, segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Gandini
Na quarta-feira (22), a Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado Gandini (PSD), faz audiência pública em Guarapari para discutir o projeto de engordamento da Praia do Morro e os possíveis impactos da iniciativa. A obra, que deverá ser realizada por meio de parceria entre a prefeitura e governo do Estado, pretende alargar a faixa de areia de 40 metros para 80.
De acordo com a prefeitura, a intervenção tem como objetivo contribuir para a infraestrutura e a economia pautada na atividade turística. Mas moradores questionam possíveis mudanças na beleza natural e no ecossistema marítimo. Há preocupação até mesmo com a segurança dos banhistas – haja vista que a profundidade do mar deve aumentar abruptamente ao fim da faixa estendida.
Segundo Gandini, uma das desconfianças dos moradores é com a existência de interesses imobiliários por trás da obra, devido ao “novo” sombreamento da praia e mudança da altura máxima das edificações. O interesse da comissão é ouvir autoridades da prefeitura, governo, Ministério Público, para entender a necessidade do investimento, que está projetado em mais de R$ 100 milhões.
“Vamos ouvir a população tendo em vista que há uma discórdia muito grande em relação à execução. E há uma desconfiança por parte da população das motivações desse engordamento da praia. Inclusive tem um estudo que indica que tem aumentado a faixa de areia, e não diminuído nos últimos dez anos”, explicou o parlamentar.
Deixe um comentário