Música eletroacústica: Fames realiza série de apresentações na arena acusmática do Sesc Glória Composições criadas a partir do uso de novas tecnologias serão apresentadas mensalmente por professores e alunos da instituição.
Estreia no próximo dia 30 de setembro, às 18h30, no Centro Cultural Sesc Glória, uma série de apresentações de obras eletroacústicas da Faculdade de Música do Espírito Santo(Fames) em parceria com o Centro Cultural Sesc Glória. O gênero musical contemporâneo tem como base o uso de tecnologias para composição de obras que são apresentadas em um ambiente criado especificamente para esse tipo de concerto.
O Espírito Santo é um dos poucos estados do Brasil que tem uma “arena acusmática”, localizada no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. A sala é equipada com diversas caixas de som instaladas em torno do público, que assiste ao espetáculo no centro, podendo perceber os diversos efeitos sonoros que circulam pelo ambiente.
De acordo com um dos responsáveis pela iniciativa, professor do departamento de Musicologia da Fames, Levy Oliveira, o projeto abre possibilidades para os estudantes da instituição, que terão contato com novas linguagens e recursos de composição musical, que serão posteriormente apresentadas ao público.
“Teremos sempre a presença de profissionais convidados para interagir com os estudantes da Fames e outros músicos interessados, visando a difundir o conhecimento sobre a performance de música contemporânea e o aprimoramento técnico dos artistas locais”, explica o professor.
Nos concertos, serão apresentadas obras já consagradas do repertório eletroacústico, bem como obras compostas por artistas contemporâneos, visando a retratar as diversas possibilidades de expressão artística desse meio.
O que é música acusmática?
Música acusmática é uma expressão musical que utiliza meios tecnológicos em sua concepção criativa. Ele se origina a partir de uma tradição de composição que remonta à introdução da música concreta no final da década de 1940. Ao contrário de obras musicais que são realizadas usando exclusivamente partitura, composições que são puramente acusmáticas muitas vezes existem apenas como suporte fixo de gravações.
A prática composicional da música acusmática inclui o som como um aspecto central. Outros aspectos tradicionalmente pensados como ‘musicais’, tais como melodia, harmonia, ritmo, metro podem estar presentes, mas mais frequentemente, uma maior consideração é dada para outras características como som, timbre e espectro. Materiais composicionais podem incluir sons derivados de instrumentos musicais, voz, som gerado eletronicamente, áudio manipulado usando vários processadores de efeitos, bem como efeitos sonoros e gravações de campo. (Fonte: Google Arts & Culture e Levy Oliveira)
Serviço:
“Arena Sonora”
Estreia: 30/09 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: Arena Acusmática – Centro Cultural Sesc Glória – Centro de Vitória
Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória
Entrada Franca – Convites limitados
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fames
Sandro Costa Barbosa
(27) 3636-3611 / (27) 98895-5857 / (27) 98169 7995 (whatsapp)
sandro.barbosa@fames.es.gov.br
Deixe um comentário