Contação de história promove alimentação saudável em escola de Jardim Camburi
Era uma vez uma menina chamada Amanda. Quando bate a fome, o que ela gosta mesmo são salgadinhos e outras guloseimas nada saudáveis. Com o passar do tempo, seu corpo mostra os resultados dessa alimentação e a menina se sente fraca porque faltam vitaminas essenciais para sua saúde.
Até que um dia ela, em um sonho, Amanda vai parar dentro da gaveta da geladeira, onde vivem os legumes, as verduras e as frutas, com muitas referências à Alice no País das Maravilhas. Com essa vivência, Amanda descobre algo muito importante para sua alimentação. E apenas se alimentando corretamente, ela conseguirá ter forças para saltar da gaveta e voltar para casa.
O livro “Amanda no País das Vitaminas”, de Leonardo Mendes Cardoso, é a base para a atividade de contação de história desenvolvida pela equipe da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) da Secretaria de Educação de Vitória (Seme).
A atividade foi apresentada nesta terça-feira (26) às turmas do 1º e 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi, que possui uma horta pedagógica. O objetivo da atividade foi reforçar com os pequenos estudantes a importância da boa alimentação.
Para tornar o momento mais lúdico com as crianças, as nutricionistas Ludmila Reis e Elaine Christ foram fantasiadas e, após a contação de história, apresentaram frutas e verduras diversas para as crianças, explicando o benefício de cada uma delas.
“A educação nutricional ocupa um papel importante na infância, principalmente porque uma alimentação adequada e com várias fontes de nutrientes refletirá de forma positiva na fase adulta, prevenindo determinadas doenças não somente na infância quanto na maturidade, promovendo qualidade de vida”, destacou a coordenadora da Cane, Mariana Santiago.
Deixe um comentário