Dr. Emilio Mameri propõe que a Festa da Penha e a de Corpus Christi, em Castelo, sejam declarados Patrimônio Cultural do Espírito Santo
Em primeira mão, o deputado estadual apresentou dois projetos de lei nesta segunda-feira (30) ao arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos.
Em uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (30), o deputado estadual Dr. Emilio Mameri (PSDB) apresentou, em primeira mão, ao arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos dois importantes Projetos de Lei que quer dar ainda mais valorização a dois grandes eventos da cultura religiosa capixaba: a Festa da Penha e a de Corpus Christi, em Castelo.
O PL n° 181/2022 propõe que a Festa da Penha, realizada todos os anos no município de Vila Velha, se torne Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo. Já o PL nº 215/2022, que tramita em regime de urgência na Assembleia, quer declarar a Festa de Corpus Christi como patrimônio cultural imaterial do Estado.
No encontro, o parlamentar apresentou um pouco de sua história e outros projetos de seu mandato. Pediu conselhos ao arcebispo e ouviu um pouco da experiência de Dom Dario com as duas festas religiosas. Ao final recebeu, também, uma bênção especial do clérigo.
“Foi um momento muito importante apresentar estes dois projetos que valorizam a nossa cultura para o nosso querido bispo. Ele que, como castelense tanto ajudou na Festa de Corpus Christi, enquanto esteve à frente da diocese de Cachoeiro de Itapemirim e agora como arcebispo de Vitória tem feito um belo trabalho coordenando a nossa Festa da Penha”, contou o deputado estadual Dr. Emilio Mameri.
De acordo com o parlamentar, os dois projetos surgiram da necessidade de se valorizar estas duas festas e ajudar ainda mais no fomento do turismo. “Para nossa surpresa, estes eventos ainda não haviam sido declarados patrimônio de nosso estado. A grandiosidade da festa, atrai fiéis de todo o Espírito Santo e de fora do ES, que buscam no evento a renovação da fé.
É a terceira maior festa Mariana do Brasil. Já a festa em Castelo, é uma das maiores do Brasil, e mobiliza um grande número de voluntários que tomam as ruas da cidade fabricando os belos tapetes. Nada melhor do que homenagear a nossa cultura e incentivar ainda mais a vinda de turistas para estas duas festas”, frisou o parlamentar.
FESTA DA PENHA
As festividades em homenagem à santa padroeira do Espírito Santo começaram ainda em 1571, dois anos após a chegada da primeira imagem de Nossa Senhora, com pequenos grupos de fiéis que costumavam fazer missas em homenagem à santa. Em 2022, a edição 452ª, que marcou o retorno da programação presencial do maior evento religioso do Espírito Santo, reuniu mais de um milhão de pessoas durante as romarias e missas.
A Festa da Penha faz parte da história do estado do Espírito Santo e do Brasil, marcando diversas gerações, com incontáveis manifestações e atos devocionais. Além do significado religioso que tem para o Estado, é uma das
mais importantes para o movimento turístico capixaba e cresce a cada ano, responsável por movimentar a economia, além de atrair fiéis de diversas partes do Brasil.
CORPUS CHRISTI
Referência cultural de cunho religioso católico, a Festa de Corpus Christi do município de Castelo, é celebrada dessa maneira existe desde 1963 no município e acontece anualmente na véspera e no próprio dia santo, que é sempre numa quinta-feira. Nesses dias, o município recebe centenas de turistas, não só do Espírito Santo, mas também de outras partes do país.
Com o passar dos anos, a comemoração foi ganhando destaque e sofisticação. Começou com folhas e flores para dar passagem à procissão, por iniciativa da Irmã Vicência, segundo o site da prefeitura do município. Hoje, reúne artesãos e milhares de voluntários para a confecção dos tapetes gigantes.
Deixe um comentário