Estado poderá ter rota das cervejas e dos cafés
A produção de cervejas artesanais e de cafés especiais vem crescendo no Espírito Santo. Pensando em explorar esse potencial econômico, o deputado Marcelo Santos (Podemos) apresentou na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 94/2022, que cria a Rota das Cervejas Artesanais e dos Cafés de Qualidade do Caparaó Capixaba.
De acordo com a proposição, os municípios integrantes da rota são Dores do Rio Preto, Muniz Freire, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Iúna. A ideia é fortalecer o desenvolvimento turístico da região, por meio de um percurso de 90 km, passando por rodovias como a ES-379 e a BR-262. “A rota abriga um território amplo, de belezas naturais, com um riquíssimo potencial turístico e histórico-cultural, ainda pouco explorado”, frisa Marcelo.
O parlamentar conta que o objetivo é integrar as propriedades rurais, as agroindústrias da agricultura familiar, as cervejarias artesanais, as cafeterias, os empreendimentos do ecoturismo, as belezas naturais e arquitetônicas e todos os valores culturais e imateriais dos municípios, como gastronomia, artesanato, museus, festas e manifestações artísticas.
“Vai impulsionar a economia, gerar novas oportunidades de renda com a comercialização de produtos e serviços e aumentar o fluxo de turistas na região. Os municípios são destaque na produção de café arábica e estão ampliando cada vez mais a produção de cafés especiais. Também possuem em torno de 10 cervejarias com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, afirma.
O PL 94/2022 terá parecer das comissões de Justiça, Turismo e Finanças. Se a proposta for aprovada e virar lei, a nova legislação vai entrar em vigor na data de sua publicação em diário oficial.
Deixe um comentário