Polícia Militar realiza solenidade alusiva ao retorno do Batalhão de Missões Especiais
A solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (14), nas dependências da nova quadra poliesportiva do Batalhão de Missões Especiais (BME), sediado no bairro Jardim América, em Cariacica, sacramentou o retorno da Unidade após a sua extinção no ano de 2017.
Com a reestruturação da Segurança Pública realizada pelo governador Renato Casagrande, a volta do Batalhão de Missões Especiais ocorreu por força do decreto nº 4970-R de 27 de setembro de 2021. Além do retorno às atividades, o BME foi contemplado com investimentos consideráveis em equipamentos e infraestrutura, dentre elas a reforma do prédio sede da Unidade e a construção da quadra poliesportiva. Ambas as obras também motivaram a realização da solenidade, que inaugurou tanto a volta das atividades operacionais como também o novo espaço.
Em meio aos eventos que marcaram a cerimônia, destaca-se a entrega da medalha “Mérito do Combatente de Missões Especiais”, que homenageou militares e civis que desenvolveram atividades relevantes de missões especiais e participaram efetivamente do processo de reconstrução do BME.
Na oportunidade, foram agraciados o governador do Estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande; o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus; o subcomandante-geral, coronel Ronaldo Mutz; o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Antonio Marcos de Souza Reis; o diretor de Saúde, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta; o subsecretário de Estado de Integração Institucional da SESP, coronel Marcio Celante Weoffel; o subcomandante do BME, major Wanderson Batista Santos e representante comercial da Glock no estado, Breno Faller Brum.
Logo após as honrarias, ocorreu o descerramento simbólico das placas de inauguração da quadra poliesportiva e de reforma do prédio administrativo do BME. Além disso, foi assinado o documento de publicação do edital para reforma da quadra poliesportiva da Academia de Polícia Militar (APM).
Para o anfitrião da casa, tenente-coronel Paulo Rogério do Carmo Barboza, comandante do Batalhão de Missões Especiais, a inauguração dessas obras e de outras que estão em andamento oferecem todo o suporte para o retorno do BME, para a prática das funções administrativas, realização dos treinamentos, cursos, atividades esportivas, etc.
“Quero destacar essas obras e projetos que potencializaram o nosso ambiente de trabalho. Agradeço imensamente ao governo do estado e ao comando-geral da PM, grande artífices do retorno dessa Unidade especializada”, afirmou.
Para o coronel Douglas Caus todo esse empenho foi necessário para que fosse corrigido um erro histórico: a extinção do BME. “Não é apenas um simples retorno. É uma retomada robusta, com investimentos consideráveis. Isso foi possível devido à sensibilidade do governador Renato Casagrande no trato com a nossa Instituição e do cuidado ao realizar o planejamento do projeto de reconstrução. Temos trabalhado bastante: a PM tem conseguido superar as dificuldades e realizar muito em pouco tempo. Parafraseando Rhandy di Stefano ‘planejar é decidir de antemão qual é, e como será a sua vitória’”, ressaltou.
Por fim, o governador Renato Casagrande mencionou que “o Batalhão de Missões Especiais ressurgiu das cinzas e ainda mais fortes do que antes. O sonho de retornar com o BME foi cumprido, assim como sonhamos recomeçar os investimentos na área de segurança. Estamos de fato recuperando. Se houver continuidade de políticas públicas assumiremos a posição entre os cinco estados menos violentos do país. Nossos policiais estão trabalhando muito, alcançando resultados. Não podemos parar. O trabalho tem que ser permanente”, finalizou.
O comandante-geral, coronel Douglas Caus, quebrou o protocolo e tomou posição de destaque novamente para pedir aos presentes na solenidade que fizessem um minuto de oração em favor do soldado Comper, recentemente baleado em uma ocorrência em Nova Carapina, na Serra.
Após o encerramento da cerimônia, as autoridades foram convidadas a conhecer as novas instalações da sede da Unidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br
Deixe um comentário