Lei reconhece a Rota Capela das Águas como rota turística estadual Norma publicada no DIO-ES inclui percurso localizado em Domingos Martins na lista oficial de rotas capixabas
Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DIO-ES) a Lei 2.743/2026, que reconhece oficialmente a Rota Capela das Águas, localizada no município de Domingos Martins, como rota turística do Estado do Espírito Santo. De autoria do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), a norma foi publicada na última sexta-feira (16). A medida integra o rol de rotas previstas na legislação estadual que fomentam o desenvolvimento turístico e socioeconômico das regiões capixabas.
A nova legislação acrescenta ao Anexo I da Lei 12.017/2023 o reconhecimento da Rota Capela das Águas como de relevante interesse turístico, fortalecendo a política pública estadual voltada à promoção de itinerários turísticos que valorizam as belezas naturais, a cultura local e o potencial econômico das comunidades.
Itinerário e potencial turístico
O caminho compreende um trecho vicinal de aproximadamente 7 quilômetros, com início na interseção com a rodovia BR-262 e término na localidade de Capela das Águas, passando pelo distrito de Santa Isabel, em Domingos Martins. O percurso serve de acesso a pousadas, sítios de lazer e imóveis de hospedagem que atraem visitantes em busca de contato com a natureza e atividades ao ar livre, como caminhadas ecológicas, ciclismo e turismo de aventura.
“A Rota Capela das Águas é uma via que sustenta a produção agrícola, fortalece o turismo e garante o direito de ir e vir da comunidade local. Hoje, produtores, estudantes e moradores sofrem com a precariedade da estrada. Ao formalizar essa rota, criamos as condições legais para atrair investimentos, melhorar a infraestrutura e gerar mais renda. É uma iniciativa que une desenvolvimento econômico, justiça social e valorização da Região Serrana”, destaca o proponente, deputado Mazinho dos Anjos.
Legislação consolidada
A Lei nº 12.017/2023 consolida a legislação sobre a criação e reconhecimento de rotas turísticas no Espírito Santo, reunindo em seu Anexo I todas as rotas já instituídas pelo Estado. Com a publicação da Lei nº 12.743, a Rota Capela das Águas passa a integrar oficialmente esse marco legal, ampliando as perspectivas de promoção, investimentos e atuação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada.
O reconhecimento oficial de rotas turísticas estaduais tem impacto direto no fortalecimento da economia local, especialmente em municípios do interior. Além de potencializar o fluxo de visitantes, a medida cria oportunidades para a promoção de produtos regionais, atividades culturais e experiências turísticas que valorizam a identidade e os recursos naturais das comunidades envolvidas.

Deixe um comentário