Dezembrite

Existem pessoas que sentem o peso do mês de dezembro. Não apenas pelas agendas lotadas, correrias ou finais de ciclo na escola ou no trabalho. É sentir-se deslocado em meio a votos de felicidade. É não sentir-se confortável diante de tantos abraços. É não conectar-se ao clima festivo de natal. E isso tem uma explicação. Até mesmo, um nome: dezembrite.

Dezembrite é quando, nesta época do ano, vêm à tona dores e saudades. Elas estão ali, quietinhas durante o ano. Mas diante de pessoas se abraçando, almoços em família e casa cheia, aquelas dores adormecidas agarram o coração novamente. Como se dezembro fosse um zoom sobre lutos e saudades. Especialmente em pessoas mais melancólicas ou fragilizadas emocionalmente – o que, infelizmente, não é nada raro.

Para esses corações fragilizados em dezembro, o Senhor Deus também dá um recado especial. “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus” (Isaías 35.3-4). Aos desalentados em mais um dezembro, há um recado claro. Não tenham medo. Nosso Deus está aqui. Acalme e fortaleça seu coração.

Isso não é mensagem motivacional, de autoajuda. São palavras profundas de um Deus que nos convida a olhar para a manjedoura. Nela, na noite de natal, nascerá o Emanuel – Deus Conosco. Na manjedoura, Deus se fez carne e habitou entre nós. Na manjedoura nascerá o único libertador, o Justo, o Salvador. Na manjedoura estará aquele que ressuscitará a todos os mortos e reunirá todo o povo do Senhor, de todos os tempos e lugares.

O coração pode sofrer ao final do ano. A falta de pessoas pode ser mais dolorida. As dores do ano podem crescer em dezembro. Mesmo assim, olhe para a manjedoura. Nela nascerá Jesus. Ele guardará nosso coração para a vida eterna. Seja o coração feliz, de casa cheia, de presentes bacanas. Mas ele guardará de maneira especial o coração cabisbaixo, triste e desalentado.

Então fica a dica: “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.7).

Pastor Bruno Serves – CEL Cristo, Candelária RS

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *