Iniciativa fortalece a Festa da Cappitella, em Nova Venécia

Assinado por cinco deputados, projeto objetiva declarar evento cultural como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo

Tornar a Festa da Cappitella, no município de Nova Venécia, patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo é o propósito do Projeto de Lei (PL) 598/2025. A proposta é assinada pelos deputados Marcelo Santos (União), Coronel Weliton (PRD), Raquel Lessa (PP), Alexandre Xambinho (Podemos) e Mazinho dos Anjos (PSDB).

Segundo os autores, a Festa da Cappitella consolidou-se como um evento cultural importante da cidade, mesclando festival gastronômico, desfile das famílias, apresentações musicais, cortejo de concertina, entre outras atrações. O evento foi criado em 2017 pela Associação da Festa da Cappitella (Afecapi).

A palavra “cappitella” surgiu da junção do nome de dois pratos típicos da culinária italiana: o cappelletti e a tagliatella. Desde então, a festa tem como propósito central resgatar e valorizar a cultura italiana, enaltecer a gastronomia local e fomentar a geração de renda, constituindo-se uma das principais manifestações culturais de Nova Venécia.

O objetivo da declaração de patrimônio imaterial é proteger e valorizar manifestações culturais locais. No contexto histórico capixaba, a iniciativa busca a preservação das tradições imigratórias, o fomento do turismo e o fortalecimento da identidade cultural capixaba. O PL 598/2025 será analisado pelas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.

Foto: Governo do Estado do ES

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *