Blitze da Lei Seca flagram 58 motoristas sob efeito de álcool no ES
Uma grande operação integrada de fiscalização e educação para o trânsito resultou em 58 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool na noite da última sexta-feira (25) e madrugada de sábado (26), em nove municípios capixabas. A ação, que envolveu 11 pontos de abordagem simultâneos na Grande Vitória e interior do Estado, também contabilizou uma prisão em flagrante por embriaguez ao volante e outras 138 infrações de trânsito.
Durante as blitze, 1.339 veículos foram abordados e 1.382 testes de bafômetro realizados. Outros 57 condutores se recusaram a fazer o teste e foram autuados conforme prevê o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Um motorista foi preso em flagrante por estar com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de álcool. A fiança foi fixada em R$ 4 mil, mas não houve pagamento, e o condutor foi encaminhado ao sistema prisional.
Além dos casos de alcoolemia, os agentes lavraram autos de infração por outras condutas graves, como dirigir sem habilitação, com CNH vencida há mais de 30 dias, ou permitir que pessoa não habilitada conduzisse o veículo. Quatro automóveis foram removidos ao pátio e três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) foram lavrados: dois por violação da suspensão do direito de dirigir e um por entregar veículo a pessoa sem habilitação.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, destacou a importância do trabalho educativo e repressivo. “Nossa mensagem é clara: beber e dirigir é crime. Atuamos com fiscalização nos pontos de abordagem e também com ações educativas em bares e locais de grande fluxo, para conscientizar a população e preservar vidas”, ressaltou.
A operação integrou esforços de órgãos estaduais, federais e municipais de segurança pública e trânsito, no contexto do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). Ao todo, 119 agentes participaram da ação, incluindo profissionais do Detran|ES, PMES, Polícia Civil, Polícia Científica, Bombeiros, Ceturb, Samu, PRF, guardas municipais e demais instituições.
Paralelamente, o Detran|ES realizou uma ação educativa com afixação de cartazes em bares e restaurantes da Grande Vitória, além de projeções em muros próximos a casas noturnas. A campanha, inspirada em um filme publicitário lançado em junho, quando a Lei Seca completou 17 anos, compara a conduta de dirigir alcoolizado a crimes como tráfico de drogas, furto e latrocínio — reforçando que a direção sob efeito de álcool também representa um grave risco à vida e à sociedade.

Deixe um comentário