Agricultores comemoram primeira colheita de maracujá no sul capixaba com apoio da Assembleia Legislativa

Produtores rurais de municípios como Itapemirim, Piúma, Anchieta e Vila Pavão estão colhendo os primeiros frutos do projeto Arranjos Produtivos, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A iniciativa, que entregou mudas de maracujá no fim de 2024, também garantiu acompanhamento técnico especializado durante o cultivo.

Na zona rural de Itapemirim, o agricultor familiar Jordão Caetano de Souza iniciou a colheita com expectativa de alcançar até 30 mil quilos da fruta ao longo de três anos. Segundo ele, o bom desempenho está diretamente ligado ao apoio recebido. “Sempre fui otimista, mas o resultado está superando as expectativas. O acompanhamento técnico fez toda a diferença”, afirmou.

Além do maracujá, agricultores da região também receberam mudas de uva, acerola e aroeira. O projeto tem foco na diversificação de culturas, fortalecimento da agricultura familiar e promoção de práticas sustentáveis — sem uso de agrotóxicos.

O engenheiro agrônomo Péricles Santos, que prestou consultoria no local, explicou que foram realizadas visitas regulares, estudo de solo e orientações de cultivo. “O crescimento foi natural e o resultado é reflexo direto do trabalho técnico aliado à dedicação do produtor”, ressaltou.

Mais de 4 mil mudas de maracujá foram distribuídas apenas em Itapemirim. Ao todo, 27 municípios participam do ciclo atual do projeto, que também contempla outras culturas e entrega de equipamentos, como estufas para morango e kits para produção de mel e hidroponia.

Nos próximos meses, a expectativa é de novas colheitas em municípios como Alegre, Muniz Freire e Guaçuí.

Foto: Lizandro Nunes

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gostou desse espaço? ANUCIE AQUI SE VOCÊ VIU, SEU CLIENTE TAMBÉM VERÁ!