Operação Ouro Verde: Receita Estadual e PF combatem venda ilegal de cigarros eletrônicos em Vila Velha

Em uma ação coordenada para coibir o comércio ilegal e a sonegação fiscal, a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz), por meio da Receita Estadual, participou nesta terça-feira (10) da Operação Ouro Verde, deflagrada pela Polícia Federal em Vila Velha. O alvo principal foi o comércio clandestino de dispositivos eletrônicos para fumar — os conhecidos cigarros eletrônicos, vapes e pods — cuja venda é proibida no Brasil.

Durante o cumprimento de três mandados de busca e apreensão autorizados pela 1ª Vara Federal Criminal de Vitória, auditores da Receita Estadual apreenderam mais de 20 mil cigarros nacionais sem nota fiscal, 450 garrafas de bebidas alcoólicas e 11 maquininhas de cartão cadastradas em CPFs de terceiros. Paralelamente, a Polícia Federal recolheu cigarros eletrônicos, essências, maços de cigarro estrangeiro e até uma pistola calibre .380. Um dos responsáveis foi preso em flagrante por contrabando.

A venda e importação de cigarros eletrônicos estão proibidas no Brasil desde 2009, por resolução da Anvisa. Além de ferirem normas sanitárias, esses produtos costumam entrar no país por meio de contrabando, gerando prejuízos à saúde pública e à arrecadação de impostos.

A Receita Estadual informou que continuará atuando em parceria com as forças de segurança para garantir a justiça fiscal e coibir a circulação de mercadorias ilegais no Espírito Santo.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gostou desse espaço? ANUCIE AQUI SE VOCÊ VIU, SEU CLIENTE TAMBÉM VERÁ!