Sesp capacita forças de segurança do ES para uso do novo sistema de radiocomunicação

Com o objetivo de garantir o uso pleno do novo sistema de radiocomunicação entre o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e as forças de segurança do Espírito Santo, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) promoveu, nos dias 15 e 16 de abril, um curso de qualificação técnica para servidores que atuam diretamente com a tecnologia de troncalização de comunicação por rádio.

A capacitação foi realizada na sede da Sesp, em Bento Ferreira, Vitória, e contou com a participação de representantes da Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Corpo de Bombeiros (CBMES), Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), Polícia Penal (PPES) e Polícia Científica (PCIES). Todos os agentes presentes foram indicados como pontos focais de suas respectivas instituições, e ficarão responsáveis por multiplicar o conhecimento adquirido entre os demais profissionais das corporações.

As instruções foram conduzidas pela Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) da Sesp, em parceria com uma equipe técnica da empresa Motorola, fornecedora oficial dos equipamentos utilizados no novo sistema.

A nova estrutura de comunicação troncalizada busca ampliar a integração operacional entre as diferentes agências de segurança pública do Estado. Entre os avanços promovidos, destacam-se o aumento da área de cobertura, o uso de criptografia, a possibilidade de rastreamento via GPS e a gravação de comunicações. O sistema também permite que agentes em qualquer município estabeleçam contato direto com o Ciodes Metropolitano ou Ciodes Sul, otimizando o tempo de resposta e contribuindo para a formulação de ações coordenadas com maior rapidez e precisão.

Durante o treinamento, os participantes também conheceram as aplicações voltadas ao comando e controle das operações via radiofrequência, além de explorarem os principais recursos do chamado Master Site — infraestrutura que atua como centro de gerenciamento das torres integradas à rede de radiocomunicação.

A iniciativa reforça o compromisso da Sesp com o fortalecimento das ações de segurança pública no Espírito Santo, por meio do investimento em tecnologia, capacitação e integração entre as forças.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gostou desse espaço? ANUCIE AQUI SE VOCÊ VIU, SEU CLIENTE TAMBÉM VERÁ!