Proposta ressalta valor cultural da Festa de São Pedro Objetivo é reconhecer a tradicional festa comunitária realizada em Vitória como patrimônio cultural imaterial

Declarar a Festa de São Pedro como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 408/2024, do deputado Coronel Weliton (PRD). A tradicional festividade é realizada no município de Vitória.

Na matéria, o deputado afirma que a Festa de São Pedro é a mais antiga da capital capixaba, tendo sua primeira edição sido realizada em 1929, na Praia do Suá. Um momento muito marcante da festividade é a procissão, que inicialmente era terrestre, mas atualmente é marítima, devido à chegada de imigrantes açorianos – nascidos no arquipélago dos Açores, em Portugal – que trouxeram a tradição para o estado.

O evento também recebe músicas e fogos de artifício que podem ser vistos na Avenida Beira Mar, além de apresentações de quadrilha e shows musicais. Os barcos que participam da procissão de São Pedro são enfeitados pelos participantes, que podem receber prêmios pela criatividade e originalidade.

Coronel Weliton destaca a importância do projeto, já que o reconhecimento da festa promove a cultura, aumenta o turismo local e desenvolve economicamente a capital capixaba.

Andamento

A Comissão de Justiça já deu parecer favorável à matéria, que também passará pelas comissões de Cultura, de Turismo e de Finanças.

Confira o andamento do PL 408/2024

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gostou desse espaço? ANUCIE AQUI SE VOCÊ VIU, SEU CLIENTE TAMBÉM VERÁ!