Moderação e bom senso no natal
Nem o clima natalino escapa de furtos. As notícias pelo Brasil são de que fios foram furtados, comprometendo toda a decoração natalina de uma cidade de São Paulo. Em Rondônia, câmeras de segurança registraram uma senhora furtando os pisca-piscas de uma residência. Em uma igreja de Porto Alegre, presentes que seriam entregues às crianças carentes foram furtados debaixo da árvore de natal.
À bem da verdade é que não são apenas os símbolos e enfeites do natal que sofrem furtos e atentados. A própria essência do natal sofre tentativas de furto. E qual essência é essa? Jesus. O menino Deus deitado na manjedoura. O Verbo que se fez carne e habitou entre nós. O Emanuel, Deus Conosco. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Famílias cristãs sofrem tentativas constantes de furtos desta essência. Furtos que não são mascarados de forma horrenda, mas com situações que acabamos por nos acostumar. Agendas lotadas ao final do ano. Pessoas apressadas. Em mercados e lojas, há praticamente uma histeria coletiva para comprar presentes, comida e bebida. O Papai Noel que, por vezes, faz a alegria da criançada e, em tantas outras, acaba furtando o lugar da manjedoura e querendo ocupar o centro da festa.
O bom senso e a moderação sempre são cartilhas excelentes para a vida. E também serão diante do natal. A princípio, não há nada de errado em ganhar um presente do Papai Noel, em participar do amigo secreto da firma, ou no preparar uma bela ceia natalina para sua família. A moderação e o bom senso nos guiarão para colocar um limite em todas essas coisas. Qual o limite? Não sufocar, furtar e tirar do centro o nascimento do Salvador Jesus.
Tenha moderação e bom senso para festejar um natal da forma que você quiser. Mas, de forma alguma, deixe as correrias e canseiras de final de ano furtar da sua família a essência do natal, que é Jesus. É prioridade, para o povo de Deus, estar na Casa do Senhor. E fazer, do conforto do seu lar, um local onde o nascimento do Salvador jamais será esquecido.
Então fica a dica: cuidado com os furtos no natal. Não falo aqui dos piscas-piscas, presentes ou cabos de energia. Mas falo de Jesus. Não permita que ele seja furtado do seu natal.
Pastor Bruno Serves
CEL Cristo, Candelária RS
Deixe um comentário