Ales comemora 80 anos do Grêmio Estudantil Rui Barbosa, do Ifes Papeis acadêmico e social dos grêmios foram ressaltados durante sessão solene que homenageou professores e alunos
Alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) foram homenageados durante Sessão Solene comemorativa aos 80 anos do Grêmio Estudantil Rui Barbosa, do Ifes, realizada na noite desta sexta-feira (13).
Durante a solenidade, proposta pela deputada Camila Valadão (Psol), a importância do Grêmio na vida acadêmica dos estudantes e na consolidação da democracia foi destaque na fala dos homenageados e da proponente do evento.
A deputada Camila Valadão comemorou o momento de prestar homenagem a entidade “que compõe a história da juventude capixaba e, mais do que isso, a história da sociedade brasileira”.
A parlamentar lembrou de sua própria atuação no movimento estudantil, durante sua graduação na Ufes, em lutas que contaram com a participação, também, do Grêmio Rui Barbosa, como a luta em defesa de transporte público digno, em defesa do passe livre, contra o aumento das passagens.
Camila destacou que o Grêmio Rui Barbosa é “uma entidade que se mantém firme ao longo da história (…) contribuindo na resistência democrática durante a ditadura militar, na redemocratização e na formação de outros grêmios e formações estudantis capixabas”.
A parlamentar ainda citou pesquisas que apontam que a presença de grêmios estudantis nas escolas brasileiras ainda é muito pequena e concentrada na região sudeste e nas áreas urbanas. Camila Valadão lamentou esses dados, lembrando que as entidades estudantis são fundamentais para pensar políticas de educação. “Que mais grêmios sejam formados nos Institutos Federais e nas demais escolas no Estado e no país”.
Integrantes da mesa, os professores do Ifes Iuri Campos de Souza, Sara Lovatti, Bruno dos Santos Prado Moura e Dinoráh Lopes Rubim Almeida prestaram homenagem aos alunos participantes do Grêmio atualmente e lembraram a trajetória de lutas do movimento estudantil do Instituto.
Uma das estudantes que falou em nome dos homenageados foi Suila Dandara Bento Vidal Henrique, atual vice-presidente do Grèmio Rui Barbosa.
“Sei de minha responsabilidade de falar sobre movimento estudantil enquanto mulher, negra e estudante de escola pública. Primeiro, importante ressaltar o Estado brasileiro que foi edificado com o trabalho dos meus antepassados, que por mais três séculos trabalhavam escravizados e eram proibidos de estudar. Segundo, enquanto mulher, gostaria de lembrar, também, que em um passado não tão distante, as mulheres não eram contadas no Censo, daí a estudar foi um enorme passo”, ressaltou a dirigente estudantil, que também citou os desafios para reestruturar o grupo no Ifes.
“Fizemos história e saímos com a certeza de que esse movimento não termina aqui. Que nunca percamos a sede de justiça e a vontade de transformar. Somente no coletivo somos capazes de fazer revolução”, afirmou Suila.
A presidente do Grêmio Rui Barbosa, Anna Júlia de Alvarenga Valim também discursou em nome dos colegas. A secundarista relembrou a importância histórica do grupo ao longo dos seus 80 anos de existência e das várias lutas relevantes protagonizadas no Espírito Santo. “Só a luta organizada e coletiva muda a vida”, afirmou a estudante.
Anna Júlia também relatou a atuação da atual gestão para reestruturar o movimento estudantil no Ifes e citou avanços alcançados no período em que esteve à frente do Grêmio, inclusive o estímulo á criação de novos grêmios em outras Unidades do Ifes no Estado. Anna Júlia ainda desejou sorte e a continuação da luta pelos próximos dirigentes do Rui Barbosa.
Lista dos homenageados:
Alexander Loureiro Facundes
Anna Júlia de Alvarenga Valim
Bruno dos Santos Prado Moura
Dinoráh Lopes Rubim Almeida
Elisa Costa Meirelles
Iuri Campos de Souza
Jefferson Abner Lousada Furtado
João Dionísio Ribeiro
Júlia de Oliveira do Nascimento
Larissa de Abreu Pereira
Lays Machado de Oliveira
Luiza Brum Braga Loureiro
Miguel Laranja Monteiro
Sara Lovatti
Suila Dandara Bento Vidal Henrique
Deixe um comentário