Espírito Santo integra Fórum Nacional de Gestoras e Gestores de Políticas para Pessoas com Deficiência
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), participou do lançamento do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para Pessoas com Deficiência (FNGPD), realizado nesta quinta-feira (28), em Brasília. O evento organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reuniu gestores de todo o País para discutir e fortalecer a implementação da Política Nacional da Pessoa com Deficiência.
O Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para as Pessoas com Deficiência é uma das entregas do Novo Viver Sem Limite e reúne representantes dos governos estaduais e municipais, com o objetivo de fortalecer a articulação de políticas públicas voltadas para a inclusão e dignidade das pessoas com deficiência.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que, no evento, representou os gestores estaduais do País, destaca a importância do Fórum. “Participar do Fórum nos possibilita compartilhar nosso trabalho e conhecer os demais realizados pelo País, unindo assim as experiências para que possamos fortalecer a política para pessoas com deficiência no nosso País”, salientou.
O evento contou com a participação da Ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo; a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC, Anna Paula Feminella; o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Paulo Pereira; e do diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira.
Fórum
Com o objetivo promover o diálogo entre os órgãos estaduais e municipais, o Fórum também facilita a troca de experiências e estratégias que possam aprimorar as ações voltadas a essa população. Entre as principais atribuições do Fórum estão a articulação interfederativa, o apoio na criação e fortalecimento de conselhos estaduais e municipais, o intercâmbio de boas práticas, e a promoção de estratégias de monitoramento e de avaliação das políticas públicas.
Além disso, o Fórum incentivará a cooperação entre gestores e gestoras nos níveis Federal, Distrital, Estadual e municipal para a implementação das políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência, propondo a construção de um sistema unificado e interfederativo de promoção de direitos.
Evento
O Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para as Pessoas com Deficiência é realizado no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e segue até esta sexta-feira (29), com a eleição para a presidência e vice-presidência do colegiado e o intercâmbio de experiências de gestões estaduais em políticas públicas para as pessoas com deficiência.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDHC.
Deixe um comentário