Iema disponibiliza trilhas virtuais de Parques Estaduais no GEOIEMA
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) segue investindo na acessibilidade para os Parques Estaduais do Espírito Santo. A plataforma on-line GEOIEMA, que disponibiliza dados e informações ambientais geospaciais, agora conta com o mapeamento de trilhas virtuais 360º de algumas das Unidades de Conservação (UC) estaduais. Os limites das trilhas do Parque Estadual Pedra Azul (Pepaz) e do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF) já foram disponibilizados, além das trilhas do Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), que foram as primeiras a ganhar a versão virtual.
A plataforma GEOIEMA, lançada em maio de 2022, foi reconhecida com o Prêmio de Inovação Tecnológica do Governo do Estado (INOVES) e oferece a possibilidade de visualização e download de dados ambientais, além de conexões WMS (Warehouse Management System) para consulta mais detalhada. Atualmente, o Iema se destaca como um dos primeiros órgãos a realizar e disponibilizar o mapeamento virtual das trilhas nas UCs.
O coordenador de Geoprocessamento Pedro Ronchi explica que a Coordenação de Geomática (CGEO) do Iema está desenvolvendo o mapeamento de todas as trilhas dos Parques Estaduais. O trabalho, que já foi concluído em três dos cinco Parques, abrange 25 trilhas, totalizando 17.663,92 metros e busca oferecer informações detalhadas sobre o percurso de cada uma delas. “O objetivo é possibilitar que os visitantes, especialmente aqueles com dificuldades de mobilidade, possam explorar as trilhas de forma interativa, sem precisar sair de casa. Isso é possível utilizando tecnologia de ponta, para facilitar o acesso à informação e promover a inclusão de mais pessoas no contato com a natureza”, disse Pedro Ronchi.
A iniciativa começou no PEPCV, em Guarapari, onde foram mapeadas seis trilhas, sendo a maior com extensão de 2,4 quilômetros e a menor com 133 metros. Essas trilhas proporcionam uma experiência virtual de caminhada, passando por diversos tipos de vegetação e paisagens, incluindo áreas alagadas e a Lagoa de Caraís, próxima ao mar. As imagens foram capturadas com uma câmera Insta360º, adquirida com o prêmio recebido pelo INOVES, e convertidas para o formato que pode ser acessado e baixado diretamente pelo GEOIEMA.
Além do PEPCV, os Parques Pedra Azul e Cachoeira da Fumaça também já têm suas trilhas virtuais demarcadas e disponibilizadas na plataforma, com informações de extensão, nível de dificuldade, desnível e destaques da paisagem. O trabalho de mapeamento continuará nos próximos meses, e a previsão é que até 2025 todas as trilhas dos Parques Estaduais do Estado estejam disponíveis, com imagens interativas de cada percurso.
Deixe um comentário