BAC inicia V Curso de Condutor de Cães Policiais e entrega para unidades operacionais
O Batalhão de Ações com Cães (BAC) realizou, na tarde desta segunda-feira (07), a solenidade de abertura do V Curso de Condutor de Cães Policiais, além da entrega de dois cães policiais para unidades operacionais. O evento ocorreu na sede da unidade especializada, localizada em Vitória.
O início da cerimônia foi marcado pela entrega dos cães Snop e Ajax às 9ª e 14ª Companhias Independentes, respectivamente. Os novos reforços foram recebidos pelo comandante da 9ª Companhia Independente, major Nerio, e pelo subcomandante da 14ª Companhia Independente, capitão D’Ávila.
O comandante do BAC, tenente-coronel Carlos Magno, destacou a importância do curso, que capacita os alunos a utilizarem cães em patrulhas K9 das unidades operacionais com responsabilidade de área, garantindo resultados expressivos em operações. “O Curso de Condutor de Cães Policiais nos permite formar policiais altamente qualificados, preparados para atuar com eficiência ao lado dos cães policiais, fortalecendo nossas operações e trazendo mais segurança para a população”, afirmou o tenente-coronel.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, reforçou a importância de formar cada mais policiais militares nas unidades da Grande Vitória e do interior para a aplicação do cão na atividade de combate ao crime organizado. “Toda a doutrina, coordenação e fiscalização das Patrulhas K9 saem desta unidade operacional, destacando o papel importante que exerce no combate à criminalidade”, reforçou o coronel Caus.
Em sua quinta edição, o Curso de Condutor de Cães Policiais conta com a participação de 19 alunos, incluindo um integrante da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Ao longo das próximas quatro semanas, os participantes passarão por cerca de 250 horas de instrução, adquirindo conhecimentos específicos para o uso de cães policiais em patrulhas e operações.
Após a solenidade de abertura, foi realizada a aula inaugural, ministrada pelo tenente Jéssica Nogueira, oficial médica veterinária da PMES, que trouxe aos alunos as primeiras orientações técnicas sobre o manejo e treinamento dos cães policiais.
Deixe um comentário