40 tons de cinza
No universo das cores, cinza tem lá seus significados. Neutro. Imparcial. Sem emoções. Há quem diga que também possa simbolizar requinte. Mesmo que a quarta-feira de cinzas tenha este nome não exatamente pela cor, mas pelo pó das cinzas, esta cor é uma boa pedida para o período de quaresma.
Quaresma são 40 dias que irão nos conduzir à morte e ressurreição de Jesus. Aos matemáticos de plantão vai o aviso. Na quaresma, os domingos não são contabilizados, pois domingo é dia do Senhor, da ressurreição de Jesus, dia de festa. Tanto que são os assim chamados “Domingos na Quaresma” e não “Domingos de Quaresma”.
Voltando a falar do cinza e das cinzas, a quaresma é como se fosse uma música em tom menor. Que cadencia os dias de verão e nos coloca em um ambiente de reflexão e meditação. Aliás, percebam como até mesmo a natureza parece mudar com a chegada da quaresma.
A quarta-feira de cinzas nos escancara: “tu és pó e ao pó tornarás” (Gênesis 3.19). Terra à terra. Cinza à cinza. Pó ao pó. Diante desta certeza, a quaresma nos traz a única forma de estarmos preparados: “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR” (Joel 2.13).
Arrependimento. Mudança de vida. Abandonar aquilo que me escraviza. Deixar para trás aquilo que me afasta do SENHOR. A quaresma me coloca diante do espelho e escancara até mesmo meus pecados mais secretos, com suas vergonhas e culpas. E diz: arrependa-se enquanto há tempo. Volte para o SENHOR. Beba do perdão de Jesus. Mude de vida.
Temos, aproximadamente, 40 dias pela frente. Digamos que 40 tons de cinza. Dentro daquela ideia da cor, que não significa festa ou alegria, mas algo mais sóbrio. Cada novo dia na quaresma, um novo tom, uma nova oportunidade. De reflexão. De examinar-se. De colocar a vida na balança. E, assim, percebermos o quão dolorosa foi a cruz de Jesus. Nela, Deus castigou o meu pecado.
Então fica a dica: desacelere. Mergulhe para dentro de si mesmo. Mas não vá sozinho. Leve Cristo junto de si. Ele tem o bálsamo que cura todas as feridas e culpas: o perdão dos pecados.
Arrependa-se. Hoje é o dia da salvação. Amanhã pode ser tarde.
Rev. Bruno Serves
CEL Cristo, Candelária-RS
Deixe um comentário