Legado de luteranos é destaque em sessão Trabalho de protestantes nas áreas social, econômica e educacional foi destacado em sessão que lembrou o Dia da Reforma Luterana
Pastores e fiéis protestantes estiveram na Assembleia Legislativa (Ales) na tarde desta quarta-feira (18) participando de sessão solene em homenagem ao Dia da Reforma Luterana – comemorado oficialmente em 31 de outubro.
Durante o evento houve a entrega da Comenda do Mérito Martim Lutero a personalidades que se destacam na comunidade luterana capixaba, entre elas o pastor emérito Vilmar Ricardo Wagner, que atuou por várias décadas em Cariacica, Serra e Domingos Martins. Confira a relação completa ao final da matéria.
Ele explicou que os luteranos chegaram ao Brasil em 1904; no Espírito Santo a igreja se estabeleceu inicialmente em 1929 na localidade até então denominada Rapadura – hoje município de Domingos Martins.
O pastor Ismar Schiefelbein, que já atuou em Vila Pavão e Colatina, é hoje uma das lideranças nacionais dos luteranos. Atualmente exerce a função de pastor sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém.
De acordo com Ismar, o Brasil tem cerca de 660 mil seguidores do legado de Martinho Lutero. No Espírito Santo o número de fiéis protestantes é de quase 60 mil, espalhados por todos os municípios capixabas.
Ele afirmou que a reforma liderada por Lutero teve um impacto não apenas no aspecto religioso, mas também na área econômica e social, ajudando no desenvolvimento dos povos ocidentais.
Outro fator importante desencadeado pela religião luterana, segundo pontuou, se refere ao desenvolvimento do setor educacional, haja vista o grande número de escolas e instituições de ensino superior mantido pelo segmento no Brasil e no mundo.
O proponente da solenidade, Adilson Espindula (PDT), disse sentir orgulho de ser um “deputado luterano” no Parlamento estadual, e lembrou que o protestantismo está muito ligado a suas raízes, pois é descendente de pomeranos.
Além do fator religioso, Adilson citou que os luteranos realizam também inúmeras obras sociais em todas as comunidades onde atuam proporcionando auxílio a quem necessita de ajuda.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos), destacou a importância dos luteranos no desenvolvimento do estado, lembrando que o segmento religioso contribui no fortalecimento da fé cristã e na formação dos valores morais dos capixabas.
Reforma
A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, no século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas.
O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.
Lutero (1483-1546) era doutor em teologia alemã. A partir de suas ideias, surgiu a Igreja Luterana, que viria a contar com templos e seguidores hoje espalhados por todo o Ocidente.
De acordo com relatos históricos, a discordância contra a venda de indulgências (perdão dos pecados mediante ofertas em dinheiro) pela Igreja Católica foi um dos motivos que levou Lutero a estimular uma cisão com o Papa da época, resultando na excomunhão do então monge.
Martinho acreditava que os pecados não poderiam ser perdoados mediante pagamento em dinheiro, mas somente com fé à palavra de Deus. Para o religioso, a justiça divina não estava na punição, mas na capacidade misericordiosa. Por isso, era crítico ao mercado de indulgências.
Lista dos homenageados
1 – Armindo Lemke – luterano de Santa Leopoldina.
2 – Clara B. E. Losse Haese – fiel luterana.
3 – Danilo Valdomiro – pastor com atuação em Vila Velha.
4 – David Jonathan Flor – pastor emérito; atuou por 50 anos, 38 deles no Espírito Santo.
5 – Eduvino Krause Filho – pastor emérito; atuou em Domingos Martins.
6 – Eiter Schneider – pastor emérito; atuou em vários estados; no Espírito Santo em Domingos Martins.
7 – Elza Ristow Krauser – fiel luterana.
8 – Elzira Bragança Hammer. – fiel luterana.
9 – Emil Schubert – atuou em vários estados; no Espírito Santo exerceu funções religiosas na Serra, Santa Maria de Jetibá e Laranja da Terra.
10 – Emérita Érica Holz Töpfer – diácona luterana.
13 –Hary Martinho Fischer – pastor emérito; exerceu o ministério no Espírito Santo desde 1965.
14 – Hilário Linhaus – pastor emérito desde 2015. Atualmente é vereador em Afonso Cláudio (ES).
15 – Ido Port – pastor emérito; atuou nos municípios capixabas de Pancas e Itarana.
16 – Iraci Wutke – pastora com atuação em Santa Maria de Jetibá.
17 – Pastor Ismar Schiefelbein – atual em Vila Pavão e Colatina; atualmente é pastor sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém.
18 – Jacira Lenke Seidel – fiel luterana.
19 – Joanna Garbrecht Felberg – fiel luterana.
20 – Lourival Ernesto Felhberg – pastor emérito; atuou em Itaguaçu.
21 – Ludovico Saar – (Representado por sua filha Anelize Saar) – fiel luterano; ajudou a fundar o Albergue Martim Lutero, na Grande Vitória.
22 – Mario Lehenbauer – pastor emérito com atuação no Espírito Santo por 12 anos.
23 –Natalino Pieper – pastor emérito; atuou em São Gabriel da Palha e em Santa Maria de Jetibá.
24 – Nilza Buss – fiel luterana.
25 – Nivaldo Geik Völz – pastor com atuação em Santa Teresa.
26 – Nivaldo Kiister – médico e ex-diretor do Albergue Martim Lutero.
27 – Nivaldo Schneider – pastor emérito; atuou em Pancas e Vila Velha.
28 – Roberto Schulze – fiel luterano.
29 – Valdir Baebler – fiel luterano.
30 – Vilmar Ricardo Wagner – pastor emérito; atuou em Cariacica, Serra e Domingos Martins.
Deixe um comentário