Sucessão familiar no campo na pauta na Ales Gestora de agronegócio vai falar sobre os desafios para continuidade na gestão familiar
Segunda-feira (4) é dia de Tribuna Popular, período da sessão ordinária dedicado à participação de convidados para discursarem sobre assuntos variados. Um dos temas a serem abordados é a sucessão familiar no campo, com a participação da comunicadora e gestora do agronegócio Andressa Vieira de Souza.
Convidada pelo deputado Coronel Weliton (PTB), Andressa adiantou um pouco da sua participação na Assembleia Legislativa (Ales). “O tema principal será a sucessão familiar no agronegócio atual. Irei frisar as dificuldades, o que esperar e as conquistas com a continuidade da família na gestão do negócio agrícola”, explicou.
A gestora pontuou que, entre os principais desafios encontrados pelas famílias no gerenciamento de suas propriedades, está a aceitação de novas ideias e práticas, principalmente quando os filhos saem para estudar e se aprimorar. Quando retornam para o campo, acabam encontrando um pouco de resistência dos pais na adoção de novas formas de conduzir o negócio.
Apesar das dificuldades, Andressa acredita que a sucessão familiar é capaz de proporcionar a agregação de valor aos produtos, maior crescimento e rentabilidade financeira.
O autor do convite, deputado Coronel Weliton, tem levantado esse tema em seus discursos. Em reunião conjunta das comissões de Agricultura e Cooperativismo na última terça-feira (29), que tratou da qualidade do serviço de energia elétrica disponibilizado nas zonas rurais do estado, o parlamentar destacou a importância da qualidade e estabilidade da energia e dos serviços de telefonia móvel para estimular a fixação dos jovens no campo e, consequentemente, promover a sucessão familiar no agronegócio.
Educação
Também são esperados mais dois convidados para a Tribuna Popular. Indicada pelo deputado João Coser (PT), a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Sonia Lopes Victor falará sobre educação inclusiva.
A professora é titular do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da universidade. Pedagoga formada pela Ufes, ela é mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).
Outro palestrante será o professor de artes marciais Diego Thomy, que abordará técnicas de defesa direcionadas para a comunidade escolar. “Irei apresentar um projeto para professores e alunos fazerem diante de um ataque terrorista. São métodos de sobrevivência que podem salvar vidas”, adiantou o convidado do deputado Vandinho Leite (PSDB). Diego Thomy é formado em Educação Física com experiência em defesa pessoal.
Tribuna Popular
A Tribuna Popular é realizada sempre na primeira segunda-feira do mês. Neste dia, a fase do Grande Expediente da sessão ordinária, normalmente destinada aos pronunciamentos dos deputados, fica disponível para discursos de cidadãos previamente indicados pelos parlamentares. A sessão começa às 15 horas, com transmissão ao vivo pela TV Ales.
Deixe um comentário