Leandro Piquet é o novo presidente da Câmara Municipal de Vitória
O vereador Leandro Piquet (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vitória para o biênio 2023/2024 em Sessão Extraordinária nessa segunda-feira (02/01/2023). O presidente interino Duda Brasil (União) conduziu a eleição, que teve Piquet como único candidato. Ele foi eleito por doze votos a favor. O vereador Davi Esmael se absteve e a vereadora Camila Valadão votou contra.
Piquet agradeceu um por um a confiança dos vereadores. “Vivemos dias difíceis. Entretanto, tivemos a maturidade e a firmeza para seguir à frente e tomar as decisões que esse Parlamento merece. Começamos a construir uma caminho melhor para a cidade de Vitória. Esse é o espírito do Poder Legislativo; firmeza e técnica com base numa construção coletiva”, disse.
Ele relembrou sua trajetória profissional. “Acredito que meu histórico como diretor do IASES, um órgão que estava vivendo crises e rebeliões que conseguimos extinguir e economizar R$ 20 milhões para o Estado, minha trajetória na Polícia civil ocupando mais de dez delegacias, e como Corregedor Geral no Estado no momento da maior crise na Segurança pública que o Estado viveu, com certeza pesaram na formulação dos meus colegas. Assumo essa tarefa e sei do tamanho da minha responsabilidade. Vamos tomar o protagonismo positivo, dar lugar ao respeito e ao diálogo nessa Casa”.
A vereadora Camila Valadão (PSOL) justificou seu voto. “Não se trata de nada pessoal, muito pelo contrário. Minha relação com o Piquet é muito boa, trata-se de um parceiro de diálogo. Entretanto, ele integra o mesmo partido do prefeito, do qual sou oposição. Meu voto é orientado pela convicção político-ideológica e programática, e não pela pessoal. Então faço votos que ele faça uma excelente gestão e que aprofunde a Câmara como espaço democrático e transparente, mas principalmente, como Poder independente”, afirmou a vereadora.
Leonardo Monjardim deu as boas-vindas ao novo presidente e à sua equipe. “Sou testemunha que Piquet sempre foi uma pessoa serena e equilibrada e sua candidatura foi uma construção coletiva. A sociedade cobra dessa Câmara uma posição clara e uma estabilidade política. Faremos com que os próximos dois anos sejam harmoniosos e que a Câmara seja um ambiente de debate, com tranquilidade”, afirmou.
Luiz Emanuel destacou a postura de Leandro Piquet. “Leandro Piquet demonstrou ao longo deses anos ser um lord, gentil, altivo e politicamente correto. Conduziu seu mandato com leveza. E, concordando com a Camila Valadão, o Poder Legislativo precisa de sua autonomia, afinal, essa Casa é mais antiga do que a Prefeitura de Vitória. Não se trata de se esquecer do Poder Executivo, mas de ter independência”.
Karla Coser (PT) declarou que acredita na autonomia dos Poderes. “O pleito principal que defendo é que sejamos respeitados como fiscalizadores do Poder Executivo e que tenhamos autonomia, respeito e dignidade perante a sociedade de Vitória”, afirmou.
Os demais membros da Mesa Diretora, permanecem. Assim, a composição da Mesa Diretora para o próximo biênio ficou: Delegado Piquet (Presidente), Duda Brasil (1º vice-presidente), Aloísio Varejão (2º vice-presidente), Dalto Neves (3º vice-presidente), Maurício Leite (1º secretário) e Anderson Goggi (2º secretário).
Estiveram presentes na sessão os vereadores: Davi Esmael (PSD), Anderson Goggi (PP), André Brandino (PSC); Aloísio Varejão (PSB); Camila Valadão (PSOL), Luiz Paulo Amorim (SDD); Dalto Neves (PDT), Delegado Piquet (Republicanos); Denninho Silva (União), Duda Brasil (União), Leonardo Monjardim (Patriota); Karla Coser (PT), Luiz Emanuel, Maurício Leite (Cidadania).
Texto: Fátima Pittella
Imagem: Teo Gelson Santos
Deixe um comentário