Prefeitura lança Programa de acolhimento de animais em situação de risco
Nesta quarta-feira (10), é comemorado o Dia Nacional do Protetor de Animais e a Prefeitura de Vitória lançou mais um programa para promover o Bem-Estar Animal na capital. O programa Pata Vix, é voltado ao acolhimento de animais vítimas de maus tratos, que estão em sofrimento. Além disso, foi celebrado, também, o primeiro ano do Programa Vitória da Castração Animal.
O Pata Vix é desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e tem como objetivo fornecer o serviço de recolhimento, transporte, guarda provisória, alimentação, microchip e higiene. Os animais terão atendimento médico veterinário que vão desde consultas simples a procedimentos cirúrgicos, vacinas e todos os exames necessários de raio-x, ultrassonografia, hemograma, endoscopia e muitos outros serviços.
O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, homenageou os protetores de animais presentes no lançamento do projeto e reforça que sem a ajuda deles o trabalho não seria realizado. “Hoje damos mais um passo, após um ano do Programa da Castração Animal, trazemos para a cidade de Vitória outro programa de bem-estar animal, o Pata Vix. Este não é simplesmente um programa de recolhimento, não é recolher o animal e colocá-lo em um ambiente inóspito e inadequado. Nós vamos dar dignidade a esse animal para que ele possa participar dos eventos de adoção e ter um lar. Esta é uma construção coletiva que nós queremos continuar fazendo nas nove regiões administrativas de Vitória”, ressaltou Pazolini.
O secretário da Semmam, Tarcísio Foeger, reforçou que esse projeto é importante para a capital, mas principalmente para os animais que serão beneficiados por ele. “O programa Pata Vix é uma política pública inédita em Vitória. Nós vamos ofertar um serviço de qualidade para os animais que estão em situação de risco e trabalhamos para deixá-los em ótimas condições. Ao levarmos os animais para adoção, fechamos um ciclo importante, que é o poder público ligando os animais em situação de risco para uma família que quer um animal de estimação”, disse.
A subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem, contou que está satisfeita com o trabalho realizado ao longo do ano e prevê bons resultados para o novo programa de acolhimento dos animais de Vitória. “Após um ano do lançamento da primeira política pública de controle populacional de animais, nós entramos com o programa de acolhimento dos animais que são vítimas de maus tratos ou que estão em sofrimento extremo abandonados em vias públicas. A gente deixa uma marca histórica em Vitória porque estamos criando um programa consistente, uma política pública com critérios, fluxo e desenvolvimento estabelecidos por meio do Decreto Municipal no qual vai possibilitar a equipe fazer uma análise mais técnica e de forma igualitária para dar dignidade a esse animal que está em sofrimento e precisa de atendimento”, explicou Cristiane.
Deixe um comentário