“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor… e os meus pensamentos são mais altos do que os vossos pensamentos”. Isaias 55.8,9
Nós somos capazes de glorificar a Deus pelo que nós somos e fazemos e pensamos e dizemos. A nossa imaginação é algo maravilhoso que Deus deu ao ser humano.
Nós cristãos podemos “ver” e nos comunicar com o próprio Deus, na Palavra e Oração.
Nós cristãos aceitamos o fato que de que existe um Deus que realmente existe. Um Deus que nos fez com a maravilhosa capacidade de imaginar e planejar, capacidade esta que nos chama a glorificar a Deus.
Mas existe um perigo na imaginação. Porque existe tantas coisas indignas que capturam a nossa imaginação, que pode dirigir nossa vida perigosamente.
Quando sou dirigido pelos meus sonhos/imaginação, Deus vai sendo deixado de fora. Não tenho tempo para Deus. Os sonhos podem, perigosamente, se tornar a coisa pela qual vivemos. Colocamos nossa esperança de vida na coisa errada e sofremos desapontamentos. Porque os sonhos morrem e vão nos desapontar.
Quando nossos sonhos falham, em vez de ficarmos desapontados conosco mesmos, tendemos a ficar desapontados com Deus e a questionar a razão pela qual Deus não nos ama mais.
No mundo da imaginação você alcança todos seus objetivos. Consegue tudo o que quer. Você é soberano sobre todas as coisas. Mas sonhar torna difícil ter de lidar com a resistência que enfrentamos no mundo real. Você está em perigo quando você se convence de que a vida real tem de incluir o seu sonho.
Você vai julgar o amor e fidelidade de Deus se o seu sonho se realiza ou não.
Então o seu sonho começa a competir com Deus, pelo governo do seu coração, e pode até substituir Deus como fonte de segurança e esperança. Você troca tudo o que Deus pode te oferecer pelo pequeno mundo dos seus sonhos. Assim você está disposto a se contentar com muito pouco.
Nossos sonhos são insignificantes em comparação com as coisas maravilhosas que Deus tem para nós. O sonho de Deus começa antes da fundação do mundo – e vai até a eternidade. O sonho de Deus resolve o nosso maior problema: Ele nos liberta da culpa do pecado e nos dá o perdão em Cristo.
O sonho de Deus conserta o que está quebrado e reconcilia aquilo que está dividido e separado. Jesus se tornou o nosso mediador. Ele une você ao Senhor Criador, o Soberano Salvador.
O sonho de Deus é mais do que você e eu poderíamos pedir. É maior do que os nossos maiores sonhos. Ele nos assegura que seremos libertados da escravidão pessoal.
O sonho de Deus para nós inclui a guerra final e a maior vitória de todas. Ele garante o seu lugar na celebração mais maravilhosa do universo.
O sonho de Deus é ter você perto dele. E colocar você num lugar seguro. Dar a você a alegria de viver e sonhar. Olhar prá frente com esperança e viver sua vida na presença de Deus. Enfrentar os seus dilemas e problemas sabendo que você não está sozinho. Saber que quando você chegar em algum lugar, Deus já estará lá, porque ele está em todos os lugares, controlando todas as coisas de acordo com seu próprio conselho sábio.
Somos criaturas de um Deus soberano. Não é errado sonhar, quando você se lembra quem você é e quem Deus é. Você é uma criatura e Ele é o Criador.
Muitos dos seus sonhos vão morrer. Mas todos os propósitos de Deus prevalecerão. Reconheça e aceite que Deus está no controle. Ele quer guiar sua vida para realizar os seus sonhos – e erguer sua vida. Jesus está com você. Reconheça e glorifique a Deus. Amém.
Pastor Roberto Schultz
Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Viana, ES
Resumo do capítulo 5: Torres até o Céu, do livro de
TRIPP, Paulo David. Perdido no Meio. São José dos Campos, SP. 2016.
Related Posts
Vitória recebe I Encontro Nacional de Gestores da Cultura na próxima semana
Na próxima segunda-feira (14) e na terça-feira (15), Vitória recebe um... read more
Editais da Cultura 2023 terão investimento recorde de R$ 16,3 milhões
O governador do Estado, Renato Casagrande, lançou, nesta segunda-feira (11), os... read more
Festival promove a difusão do Contato Improvisação no Sul do Estado
O 1º ESimContato nasce como o Festival pioneiro no Espírito Santo... read more
Cultura debate situação do centro de Vitória Para discutir revitalização da região, colegiado recebeu o historiador Wallace Bonicenha e a gerente de Memória e Patrimônio da Secult, Patrícia Bragatto
A restauração do centro de Vitória e o resgate da memória... read more
As escolas de Vitória e Serra serão convidadas para participar de espetáculo musical em homenagem ao cantor Sidney Magal
Grande sucesso de bilheteria no Rio de Janeiro chega este mês... read more
SANTA JAZZ: MÚSICOS DA FAMES ‘ESQUENTAM’ FESTIVAL NAS MONTANHAS COM TALENTOS E DIVERSIDADE SONORA
Grupos formados por estudantes e professores vão se apresentar nos dias... read more
Pinguins começam a chegar ao Estado e Iema orienta quanto ao resgate
O período entre fim de julho e início de agosto marca a chegada... read more
Deixe um comentário