Uma semana após apresentar o projeto de construção do novo prédio do Centro de Convivência da Terceira Idade de Jardim Camburi (CCTI), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, anunciou o edital para contratação da obra. O anúncio foi motivo de festa para idosos, com direito à apresentação do coral e declamação de poesia por uma usuária do CCTI.
Na ocasião, o prefeito reiterou o compromisso institucional de cuidar da história, do presente e do futuro da cidade. “A pessoa idosa representa tudo isso. A história, o presente e o futuro. O futuro não é só as crianças. É construir uma cidade coletiva, com mais amor e trazer um encontro intergeracional”, reforçou.
O secretário de Obras, Gustavo Perim, fez questão de destacar que o projeto foi planejado levando em consideração a acessibilidade. “Será um espaço jamais visto no Estado para atendimento à pessoa idosa”, afirmou.
A secretária de Assistência Social Cintya Schulz ressaltou que a administração municipal dá mais um passo importante para a construção do prédio do CCTI. “Quando falamos de um espaço próprio para atendimento à pessoa idosa é porque essas pessoas também precisam de um espaço, para se reunir. Estamos nos referindo a um serviço que trabalha na perspectiva da família, que tem seus grupos, seus encontros de convivência. Na política de Assistência Social, trabalhamos para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, comentou a secretária, acrescentando que o novo prédio terá um investimento de quase R$ 10 milhões.
O prédio da nova unidade foi planejado, organizado de forma a atender de maneira mais adequada as demandas da política de Assistência Social no território socioassistencial da região Continental. O equipamento vai abrigar, também, um núcleo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outro do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e um núcleo da Secretaria de Esportes (Semesp).
CCTI Jardim Camburi
O novo CCTI será construído na Rua Esther Oliveira Galveas Serafim, no Bairro Jardim Camburi, em terreno que atualmente se encontra desocupado. A arquitetura do prédio contempla 3 pavimentos, com: banheiros acessíveis, vestiários, copa, piscina, salas multiuso, hall para exposições, cozinha e elevador. Haverá, também, salas para funcionamento das coordenações do Cras e Creas, permitindo aos idosos um acesso facilitado aos serviços da Assistência Social de Vitória. Tudo para garantir o máximo bem-estar aos frequentadores.
Atualmente, a unidade de Jardim Camburi atende a, aproximadamente, 380 idosos divididos em 24 grupos de convivência. O território continental da Assistência Social engloba os bairros Aeroporto, Antônio Honório, Boa Vista, Goiabeiras, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Jabour, Maria Ortiz, Mata da Praia, Morada de Camburi, Parque Industrial, Pontal de Camburi, República, Segurança do Lar e Solon Borges.
Deixe um comentário